Mikveh e a Purificação

A água para o povo de Israel não servia somente para limpar as impurezas materiais, mas também para purificar as impurezas espirituais. Havia uma grande necessidade de não ficar impuro, e com isso à limpeza era vista como algo essencial no modo de vida judaico, como afirma Allan Millard:

“A limpeza era uma das coisas mais importantes para os religiosos judeus dos tempos do Novo Testamento. Era importante não só para a saúde, mas também porque ninguém que estivesse ritualmente impuro poderia aproximar-se de Deus.”

Por exemplo, se uma pessoa comia o alimento com as mãos sujas, esse alimento se tornava impuro, e era preciso mergulhá-lo em uma banheira para que se tornasse limpo. Por isso existia o costume de se lavar as mãos muitas vezes, que era praticado principalmente pelo grupo dos fariseus. Da mesma forma os utensílios domésticos deveriam ser bem lavados com água pura para que o seu conteúdo não se tornasse impuro.

Existia ainda o mikveh (piscina de purificação ou casa de banho de purificação) no qual era necessária a imersão para manter a pureza ritual. No século I d.C. por causa o aumento de peregrinos nos períodos de festas foi necessário a construções de mais locais para o banho ritual, e ainda havia um mikveh, próximo as escadas de entrada do Segundo Templo, mostrando como a busca pela pureza era importante.

Além disso, o mikveh era utilizado na purificação das mulheres que estavam no período menstrual, pois nesse período era proibido as práticas sexuais e a mulher deveria mergulhar na piscina de purificação.

Com isso percebemos que a limpeza na antiguidade judaica esta mais ligada à santidade do que a higiene e a saúde.



Referências Bibliográficas

OUAKNIN, Marc-Alain. Symbols of Judaism. Assouline Publishing, Paris, 2000.

MILLARD, Alan. Descobertas dos Tempos Bíblicos. São Paulo: Editora Vida, 1999.

USUBEL, Nathan. Conhecimento Judaico II. Rio de Janeiro: A. Koogan, 1964.

2 comentários:

  1. A purificação é algo muito importante sendo que de algumas coisas que tornavam a pessoa impura como o tocar em um cadáver podia ser evitado, mas a menstruação acompanharia uma mulher todos os meses, neste casa as mulheres tinham em suas casas piscinas para o ritual de purificação, enquanto outras usavam piscinas públicas. Realmente eram piscinas e ficavam longe de ser o que hoje conhecemos como banheira.
    Em algum momento da história o que seria terrível para o judeu que seria tocar em cadáver aconteceu, pois muitos forma obrigados a ser coveiros.
    No caso das talhas que encontramos com água (mencionadas no livro de João e que Jesus às Transforma em vinho, aquelas águas eram para purificação.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Laura, seu comentário complementou o texto.

    ResponderExcluir