Alimentação Judaica

As leis judaicas regem todas as áreas da vida do povo judeu, e as leis que são direcionadas a dieta judaica, é chamada de Lei do casherut, através dessas leis, os judeus sabem quais os alimentos eles têm permissão para comer e quais são proibidos. Os alimentos permitidos são chamados de comida casher (apropriado para consumo). Segundo Marc D. Angel:

“Entre os proibidos estão os animais que não ruminam e não tem os cascos fendidos; peixes que não tem escamas e barbatanas; alimentos preparados com uma mistura de carne e leite. Alem disso, mesmo os animais que nos são permitidos não podem ser ingerido a não ser quando abatidos da maneira prescrita pela lei judaica.”

Haviam alguns costumes que eram realizados no momento da refeição, como lavar as mãos antes de cada refeição, pois no século I d.C se pegavam os alimentos com as mão e todos comiam usando a mesma vasilha. Esse é um costume que para nós hoje é normal, porém era necessário segundo o grupo dos fariseus, que a água fosse derramada sobre as mãos, e escorresse dos dedos até o pulso, se não fosse assim todo o processo deveria ser repetido.

Outro costume é o de antes e depois da refeição se proferir uma oração agradecendo pelo o alimento. Esse hábito variava de uma família para outra, em algumas famílias, todos oravam ao mesmo tempo, em outras era somente o pai que fazia a oração, e tinha ainda algumas famílias que pediam para que o convidado agradecesse pela refeição.

Dessa forma, até os dias de hoje os judeus praticam e preservam os costumes dos seus antepassados referentes à sua alimentação.

Referências Bibliográficas:

ANGEL, Marc D. Os ritmos da vida judaica. Rio de Janeiro: Imago, 2009.

EPSTEIN, Isidore. Breve História do Judaísmo. São Paulo: Ed. Sêfer, 2009.

COLEMAN, William L. Manual Dos Tempos E Costumes Bíblicos Minas Geras: Editora Betânia, 1991.

Um comentário:

  1. Todas as orações que os judeus fazem antes das refeições tem um padrão para o início que seria:
    בָּרוּךּ אַתָּה יהוה אֱלֹקֵינוּ מֶלֶךּ הָעוֹלָם
    Traduzindo: Bendito sejas Tu, Senhor nosso Deus Rei do Universo.
    A continuação vai depender do tipo de alimento à ser consumido.
    (Na parte escrita em hebraico tem uma letra escrita errada pois deveria ter dois pontinhos em seu interior, mas pelo computador não consegui fazê-lo)
    Minha opinião:
    É muito importante que esta oração seja feita de forma espontânea e não como uma repetição, para que seja um ato de agradecimento verdadeiro a Deus pelo
    alimento.
    Já tive a oportunidade de ver um judeu fazendo esta oração e fiquei emocionada.
    Laura Castilho

    ResponderExcluir